Inclusão de crianças e adolescentes com deficiência será discutida no Ceará como atividade da Semana de Ação Mundial da Educação

No próximo sábado (dia 29/4), acontecerá nas escolas das redes municipal e estadual o pré-seminário Possibilidades e Propostas de Inclusão, das 7 às 11h da manhã. A iniciativa é do Cedeca-Ceará e do Centro de Apoio às Mães de Portadores de Eficiência (Campe), como parte da programação da Semana de Ação Mundial pela Educação 2006, iniciada na última segunda-feira com o tema “Toda criança precisa de um professor”.

O objetivo do pré-seminário é discutir com a comunidade escolar – estudantes, familiares, membros do conselho escolar, professores funcionários e gestores – o que a escola tem feito para incluir crianças e adolescentes com deficiência, que problemas tem enfrentado e o que pode ser feito para que o espaço escolar seja acolhedor e inclusivo, garantindo o acesso, a permanência e a aprendizagem de todas as crianças.

As Secretarias de educação do estado e do município se dispuseram a realizar o evento em todas as escolas da rede pública. Cada escola receberá um questionário, que deverá ser preenchido por toda a comunidade escolar, formando um único diagnóstico. Os questionários serão sistematizados posteriormente pelo Cedeca-Ceará e pelo Campe em um documento que servirá de base para as discussões do II Seminário de Inclusão Social: Direito à Educação Inclusiva de Qualidade, que será realizado nos dias 22, 23 e 24 de maio, em Fortaleza.

A participação de todos é muito importante! Informe-se junto à coordenação da escola de sua comunidade se a atividade está prevista para acontecer. Convide vizinhos, familiares e discuta a situação da escola com os professores, alunos e funcionários.

Leia o instrumental e baixe o cartaz do pré-seminário.

Sobre a Semana de Ação Mundial pela Educação – A semana é desenvolvida simultaneamente em diversos países, ficando cada país e estado livre para desenvolver suas ações. Algumas atividades, no entanto, são comuns a todos, como é o caso, este ano, de um dossiê sobre os professores – o perfil atual, o perfil ideal, quantos são, o que fazem, que problemas enfrentam no dia-a-dia – que será elaborado pelas entidades que formam os comitês estaduais e posteriormente entregue aos candidatos à presidência e gestores públicos. No Ceará, o Comitê é formado pelo Sindicato Apeoc, Cedeca-Ceará, Centro de Valorização da Vida Herbert de Souza e Grupo de Apoio às Comunidades Carentes (GACC). Para saber mais sobre a Semana Global no Brasil, acesse http://www.campanhaeducacao.org.br.

Mais informações:
Nadja Bortolotti (Cedeca-Ceará) – (85) 3252-4202/ 8702-1419
Keyla Leite (Campe) – (85) 8819-7182
Giovana Oliveira (Sedas) – (85) 3433-3556
Sônia Cavalcante (Seduc) – (85) 3101-3949

Assessoria de comunicação
Renata Soares (85-9926-6828)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

VEJA TAMBÉM

ONDE ESTAMOS

PARCEIROS E ARTICULAÇÕES

Scroll to top