Cedeca-Ceará promove debate sobre mortes violentas de crianças e adolescentes

No próximo dia 26 de outubro (quinta-feira), quando se completam 100 dias do assassinato de um adolescente em uma unidade do Governo do Estado, o Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca-Ceará) realizará o seminário Vidas Negadas: quando a violência interrompe infância e adolescência, para discutir a problemática da morte violenta de crianças e adolescentes, abordando suicídio, mortes no trânsito e homicídios e com a apresentação de dados sobre a situação do Ceará e um panorama geral do Brasil.

Participam do debate Júlio Jacobo (consultor da Unesco responsável pela elaboração do documento Mapa da Violência), representantes da Central Única das Favelas (CUFA), do Instituto Médico Legal (IML) e do Movimento Pra-Vida. Durante o debate, serão apresentados números da publicação Mapa da Violência 5, a ser lançada em breve pela Unesco.

O seminário tem vagas limitadas, sendo a inscrição 1 lata de leite em pó, que será doada às crianças do Movimento Sem Terra. As pré-inscrições podem ser feitas pelo email seminarioviolencia@cedecaceara.org.br e pelo telefone (85) 3252-4202 (período da tarde)

Violência no Brasil e no mundo – Segundo o Mapa da Violência IV (documento elaborado pela UNESCO do Brasil, em parceria com a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República e o Instituto Ayrton Senna, publicado em 2004), de 67 países analisados, o Brasil está na 4ª posição nos homicídios totais e na 5ª posição nos homicídios juvenis. No ranking das mortes por acidentes de trânsito, ocupa a 16ª posição na população total e a 30ª posição quando as taxas se referem à população jovem. Fortaleza é a terceira capital em número de suicídios.

Programação
13h – 14h – credenciamento
14h – Mesa: Vidas Negadas: quando a violência interrompe infância e adolescência
palestrante: Júlio Jacobo
debatedor: Pravida
debatedor: CUFA
debatedor: IML
16:30h – debate
17:30h – apresentação de uma das histórias de Crianças Invisíveis

Serviço:
Seminário Vidas Negadas: quando a violência interrompe infância e adolescência
Local: Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Data: 26 de outubro
Horário: das 13h às 18h
Inscrições e informações: seminarioviolencia@cedecaceara.org.br e 3252-4202

Mais informações: Patrícia Campos (85) 8853-7843

Assessoria de Comunicação:
Renata Soares (9926-6828)
Myrna Falcão (8806-3916)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

VEJA TAMBÉM

ONDE ESTAMOS

PARCEIROS E ARTICULAÇÕES

Scroll to top