[PASANTÍA BRASIL] IV Encontro Latino-Americano de crianças e adolescentes é realizado em Fortaleza

A Rede Latino Americana de Crianças e Adolescentes (Rede NNyAs) é um espaço de articulação entre várias organizações e redes nacionais de países da América Latina e do Caribe. Nela se discute as várias experiências de defesa dos direitos de crianças e adolescentes, através da participação destes. Atualmente, participam ativamente da Rede NNyAs, crianças e adolescentes organizados do Brasil, Chile, Equador, El Salvador, Paraguai, Peru, Venezuela, Colômbia, Bolívia, Costa Rica, Nicarágua e Argentina.

Desde sua criação, a Rede tem buscado diversas estratégias para crescer e se fortalecer. Desta maneira, tem desenvolvido diferentes atividades como encontros virtuais (Chat), participação em eventos internacionais e encontros presenciais que são espaços de intercâmbio de experiências, reflexão e ação a favor da defesa de direitos de crianças e adolescentes, com foco no direito à participação desses segmentos nas decisões de políticas públicas, chamados de Pasantías.

A Pasantía no Brasil ocorrerá de 01 a 09 de dezembro, em Fortaleza (CE), e tem como objetivo promover uma participação protagônica de crianças e adolescentes organizados para incidir na tomada de decisões em nível nacional e internacional para o cumprimento real de direitos, favorecer a integração e fortalecimento das redes regionais e nacionais, promovendo a capacitação e o intercâmbio de experiências e garantir a comunicação fluída entre as organizações membros da rede e entre diferentes instâncias regionais e internacionais.

Desta Pasantía participarão 70 adolescentes da Nicarágua, da Venezuela e de outros estados do Brasil. A programação contará com visitas às comunidades do Jangurussu e do Pirambu e ao Assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Caucaia, além de percursos urbanos, passeios culturais e oficinas de fantoche, teatro, dança, percussão, cordel, dentre outras. Nos dias 04 e 05, das 8h às 18h, será realizado o seminário “Realidade dos direitos de crianças e adolescentes da América Latina”, no qual será discutido a situação das crianças e dos adolescentes na América Latina.

O encontro é realizado pela Rede NNyAs, Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca Ceará) e Rede Orçamento, Participação e Ação (OPA), com apoio da Save the Children.

Para maiores informações:
CEDECA-CE
Tel: (85) 3252.4202
clezio@cedecaceara.org.br
talita@cedecaceara.org.br

Aline Baima
Jornalista Mtb 1702 JP CE
Assessora de Comunicação
Cedeca Ceará
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

VEJA TAMBÉM

ONDE ESTAMOS

PARCEIROS E ARTICULAÇÕES

Scroll to top