Adolescentes participam de Debate Político e formação em direitos humanos de crianças e adolescentes

Cerca de 40 adolescentes ligados a organizações e movimentos sociais de Fortaleza e integrantes da Rede Orçamento e Participação Ativa (OPA) iniciam, dia 09/02, na sede do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca-Ceará), uma formação em direitos humanos de crianças e adolescentes.

 

O curso, que terá carga-horária de 40 horas-aula, será realizado de 09 a 14 de fevereiro e continuará aos sábados – dias 07 e 21 de março e 04 e 19 de abril

O conteúdo da formação inclui temáticas como história social da infância; violência: o contexto da criminalização da infância no Brasil; o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Convenção Internacional dos Direitos da Criança; Sistema Socioeducativo; mídia, consumo e infância e direito à participação.

Num contexto em que ganha mais espaço o debate contrário à garantia dos direitos humanos, ficando cada vez mais forte o debate da intolerância, do preconceito e de atitudes que violam direitos humanos, em especial os de crianças e adolescentes, o curso pretende fomentar novos olhares para a humanização e para a discussão dos papéis dos atores do Sistema de Garantia dos Direitos.

Esta é a quarta turma do projeto, que já realizou formações com conselheiros tutelares; com estudantes universitários de ciências humanas e com mobilizadores comunitários. Ação estratégica do Cedeca-Ceará, o Projeto Debate Político e Formação em Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes visa à capacitação e à sensibilização de atores sociais para a defesa e proteção de crianças e adolescentes, com atenção especial para a garantia, consolidação e ampliação de direitos. As formações ainda contemplarão outros públicos, como formadores de opinião e operadores do Direito.

O projeto, financiado pelo Groupe Développement e Comissão Européia, também prevê realização de campanhas e eventos de sensibilização da opinião pública para a defesa dos direitos de crianças e adolescentes, o monitoramento de programas televisivos policiais, além da elaboração, publicação e difusão de material de informação, educação e comunicação nas áreas de direito e infância.

SERVIÇO
Projeto Debate Político e Formação em Direitos Humanos – Curso de formação de Adolescentes.
Período: 09 a 14 de fevereiro e continuará aos sábados – dias 07 e 21 de março e 04 e 19 de abril.
Horário: de 09 a 14 de fevereiro das 14h às 17h. Aos sábados, das 8h às 12h (exceto no dia 14/02, que será das 9h às 15h).
Local: Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca-Ceará) – Rua Deputado João Lopes, 83, Centro.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3252.4202 – 8857.0949.

Aline Baima
Jornalista Mtb 1702 JP CE
Assessora de Comunicação
Cedeca Ceará
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

VEJA TAMBÉM

ONDE ESTAMOS

PARCEIROS E ARTICULAÇÕES

Scroll to top