Formação em direitos humanos para profissionais de comunicação

Entre os dias 24 de agosto e 4 de setembro de 2009, o Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca-Ceará) realizou uma formação em direitos humanos de crianças e adolescentes destinada a jornalistas, pauteiros e fotógrafos de veículos de comunicação do Ceará. O curso, com carga horária de 40 horas-aula, foi gratuito e contou com a participação de aproximadamente 20 pessoas.

Num contexto em que ganha mais espaço o debate contrário à garantia dos direitos humanos, ficando cada vez mais forte o debate da intolerância, do preconceito e de atitudes que violam direitos humanos, em especial os de crianças e adolescentes, o curso teve como principal finalidade fomentar novos olhares para a humanização e para a discussão dos papéis dos atores do Sistema de Garantia dos Direitos.

O conteúdo da formação incluiu temas como história social da infância; Estatuto da Criança e do Adolescente e a comunicação; Direitos Humanos; Mídia e Infância; comunicação e movimentos sociais e análise do discurso midiático.

Esta foi a sexta turma do projeto, que já realizou formações com conselheiros tutelares; estudantes universitários de ciências humanas, adolescentes e mobilizadores comunitários. Ação estratégica do Cedeca-Ceará, o Projeto Debate Político e Formação em Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes visa à capacitação e à sensibilização de atores sociais para a defesa e proteção de crianças e adolescentes, com atenção especial para a garantia, consolidação e ampliação de direitos. As formações ainda contemplarão outros públicos, como comunicadores populares e estudantes de comunicação.

O projeto, financiado pelo Groupe Développement e Comissão Européia, também prevê realização de campanhas e eventos de sensibilização da opinião pública para a defesa dos direitos de crianças e adolescentes, o monitoramento de programas televisivos policiais, além da elaboração, publicação e difusão de material de informação, educação e comunicação nas áreas de direito e infância.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

VEJA TAMBÉM

ONDE ESTAMOS

PARCEIROS E ARTICULAÇÕES

Scroll to top