Cedeca Ceará abre inscrições para formação em direitos humanos de crianças e adolescentes

Cerca de 40 mobilizadores comunitários, ligados a organizações e movimentos sociais de Fortaleza, participam, a partir do dia 03 de novembro, na sede do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca-Ceará), de uma formação em direitos humanos de crianças e adolescentes.

O curso, que terá carga-horária de 40 horas-aulas, será realizado de segunda a sexta, no período de 03 a 13 de novembro, das 14h às 18h, e abordará temas como Sistema socioeducativo; violência contra criança e adolescente; controle social, instrumentos e mecanismos de participação; e Sistema de Garantia de Direitos.

Ação estratégica do Cedeca-Ceará, o Projeto Debate Político e Formação em Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes visa à capacitação e à sensibilização de atores sociais para a defesa e proteção de crianças e adolescentes, com atenção especial para a garantia, consolidação e ampliação de direitos.

Esta será a sétima turma do projeto, que já realizou formações com conselheiros tutelares; estudantes universitários, profissionais de comunicação e adolescentes, dentre outros. O curso é gratuito e as inscrições podem ser feitas de 07 a 26 de outubro de 2009, através do envio da ficha de inscrição para a sede do Cedeca Ceará (Em anexo, estão o convite e a ficha de inscrição. As organizações e movimentos convidados para a formação terão uma pessoa de apoio para recebimento de inscrições). Foram convidados a participar da formação movimentos e organizações da sociedade civil, como a Rede de Articulação Jangurussu e Ancuri (Reajan), o Movimento de Conselhos Populares (MCP), o Movimento Hip Hop, o Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua, o Fórum de Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, a Cáritas, o Centro de Apoio às Mães de Portadores de Eficiência (Campe). As quarenta (40) vagas serão oferecidas e distribuídas prioritariamente, mas não exclusivamente, a participantes articulados em organizações que trabalham e/ou com crianças e adolescentes ou na defesa de direitos e movimentos sociais. O preenchimento das vagas obedecerá ordem de inscrição.

O projeto, financiado pelo Groupe Développement e Comissão Européia, também prevê realização de campanhas e eventos de sensibilização da opinião pública para a defesa dos direitos de crianças e adolescentes, o monitoramento de programas televisivos policiais, além da elaboração, publicação e difusão de material de informação, educação e comunicação nas áreas de direito e infância.

SERVIÇO
Projeto Debate Político e Formação em Direitos Humanos – Curso de formação com Mobilizadores Comunitários
Período: 03 a 13 de novembro de 2009
Horário: 14h às 18h.
Local: Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca-Ceará) – Rua Deputado João Lopes, 83, Centro.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3252.4202 (a partir das 12h30min)
 
Aline Baima
Jornalista Mtb 1702 JP CE
Assessora de Comunicação
Cedeca Ceará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

VEJA TAMBÉM

ONDE ESTAMOS

PARCEIROS E ARTICULAÇÕES

Scroll to top