Comissão de Defesa do Direito à Educação realiza seminário para discutir atuação dos movimentos sociais e direito à educação

A Comissão de Defesa do Direito à Educação e o Comitê Ceará da Campanha Nacional pelo Direito à Educação realizam, dias 29 e 30 de outubro, o Seminário Movimentos Sociais e Educação de Qualidade: discutindo a Conferência Nacional de Educação. O evento visa à mobilização para o controle social da política educacional, além de ser preparatório para as conferências estadual e nacional de educação, que ocorrerão em 2009 e em 2010, respectivamente. O Seminário ocorre, das 8h às 17h, na Escola Educar Sesc (Avenida José Bastos, 813, Farias Brito). Faça sua inscrição aqui.

Tendo como debatedores a representante da Comissão de Defesa do Direito à Educação, Raquel Maia, e o representante do Comitê Diretivo da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Marcio Alan Moreira, o evento será aberto com o painel “A importância da sociedade civil organizada na construção do Direito à Educação”. O tema do segundo debate será “Movimentos Sociais e Educação de Qualidade”. Finalizando as discussões do dia 29, o último painel terá como foco “O Papel do Estado e o Sistema Nacional Articulado”, exposto pelo mestre em Políticas Públicas em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), Luis Araújo, e com a doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Josete de Oliveira Castelo Branco.

No segundo dia, o Seminário será aberto com o tema “A PEC 277/2008 – Obrigatoriedade do ensino dos 14 aos 17 anos”, tendo como mediadoras a professora de Política, Planejamento e Gestão Educacional do Centro de Educação da UFC, Jeannette Ramos; e a integrante do Fórum de Educação Infantil do Ceará e professora adjunta da UFC, Rosimeire Andrade. No período da tarde, ocorrerão discussões em grupo sobre o documento referência da Conferência Nacional de Educação (CONAE). Veja a programação completa em anexo.

Criada em 1998, a Comissão de Defesa do Direito à Educação é uma articulação formada por entidades de classe, movimentos populares, organizações não-governamentais, órgãos de fiscalização, comissões parlamentares, universidades, ministério público, conselho de educação, conselhos de direito e tutelares. A Comissão realiza, há mais de 10 anos, o controle social da política pública de educação básica na cidade de Fortaleza, com vistas à garantia da universalização do acesso e igualdade de condições para a permanência na escola de qualidade social, e integra nacionalmente a Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

Contatos:
Bruna Gurgel ou Markes Rafhael (Cedeca Ceará) – (85) 3252-4292
E-mail: cedeca@cedecaceara.org.br
 
Aline Baima
Jornalista Mtb 1702 JP CE
Assessora de Comunicação
Cedeca Ceará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

VEJA TAMBÉM

ONDE ESTAMOS

PARCEIROS E ARTICULAÇÕES

Scroll to top