Audiência pública, roda de conversa e panfletagem marcam a VI Semana de Educação Inclusiva no Ceará

De 03 a 07 de Maio, acontece, no Ceará, a VI Semana pela Educação Inclusiva. O intuito é pautar na sociedade a discussão sobre os direitos das pessoas com deficiência. Nesse sentido, acontecerá, na segunda-feira (03/05), a partir das 8h, panfletagem nos terminais de ônibus da Parangaba, da Lagoa e do Papicu, esclarecendo a população sobre o tema. No dia seguinte (04/05), às 14h30min, ocorrerá uma audiência pública para discutir “As políticas de educação inclusiva no Ceará e em Fortaleza”.

A programação conta ainda com palestras, concursos de pintura e desenho e rodas de conversa com os pais em escolas municipais e estaduais. Na quarta-feira, será realizada uma roda de conversa sobre o tema “A educação inclusiva que queremos”, no dia 07 de maio, na Praça do Passeio Público. Este ano, além de ações na capital, o evento se estenderá para o interior do Estado, com a realização de uma audiência pública em Acarape.

A Semana de educação inclusiva é realizada, desde 2004, pelo Centro de Apoio a Mães de Portadores de Eficiência (Campe). A ação surgiu a partir de um grupo de Mães do Centro, que se mobilizou para lutar pelo direito de matricular seus filhos/as com deficiência em escolas regulares, conforme estabelecido pela Constituição Federal.

A ação seguiu sendo realizada nos anos seguintes, debatendo temas de grande importância para a quebra das barreiras sociais que violam os direitos das pessoas com deficiência e impedem que elas tenham um maior acesso à participação. Neste sentido, já foram abordados temas como educação inclusiva, saúde, inclusão social, trabalho e seguridade social. Este ano, a semana está sendo realizada em parceria com o Cedeca Ceará, Universo Down, Movimento de Pessoas com Deficiência, Conselho Regional de Psicologia da 11ª Região e o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CEDEF).

PROGRAMAÇÃO:

Segunda (03/05):
Mobilização e panfletagem pela difusão do direito à Educação Inclusiva
Nos terminais de transporte urbano de Fortaleza (Parangaba, Lagoa e Papicu), das 9h às 17h.

Terça (04/05):
Audiência Pública com o tema “As políticas de educação inclusiva no Ceará e em Fortaleza”.
Na Assembléia Legislativa (Av. Desembargador Moreira, 2807), a partir das 14h30min.

Quarta (05/05):
Dia “D” nas escolas.
Visitas a serem realizadas em várias escolas municipais do Fortaleza.

Quinta (06/05):
Roda de conversa com o tema “A educação inclusiva que queremos”.
Na Praça do Passeio Público (Rua Dr. João Moreira, s/n, Centro – ao lado da Santa Casa de Misericórdia), a partir das 16h.

Sexta (07/05):
Atividades realizadas no município de Acarape, no interior do Ceará

Aline Baima
Jornalista Mtb 1702 JP CE
Assessora de Comunicação
Cedeca Ceará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

VEJA TAMBÉM

ONDE ESTAMOS

PARCEIROS E ARTICULAÇÕES

Scroll to top