Campanha de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes foi lançada nesta sexta-feira (07)

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual acontece na próxima terça (18). Para dar início às atividades o Fórum Cearense de Enfretamento a Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, lança a campanha “Direitos sexuais são direitos humanos! Esse ponto não é meu, mas o problema é nosso”. O lançamento da campanha vai aconteceu nesta sexta-feira, dia 07, no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojista (CDL), às 08h30min.

Na ocasião, foi apresentada uma nota à sociedade enfatizando as reivindicações históricas do Fórum. Entre elas estão a implantação de Delegacias da Criança e do Adolescente que atendam 24 horas, a revisão e implementação do código de conduta do turismo para o enfrentamento à exploração sexual e a implementação de políticas públicas para o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes.

Todas as reivindicações da nota foram entregues ao governador Cid Gomes em 2007. Na época, o governador assinou um termo de compromisso para implementação de políticas públicas relacionadas à prevenção, combate e enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. Agora, três anos depois, quase nada daquilo com que o governador se comprometeu foi realizado.

No lançament, o também foi feita uma homenagem À Neide Castanha, Secretária Executiva do Comitê Nacional de Enfrentamento Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, que faleceu em decorrência de um câncer, em janeiro.

Segundo Roberta Medeiros, assessora jurídica do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca-CE), este ano a campanha tem como tema principal o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes e a importância dos direitos sexuais como o direito de conhecer seu corpo,  à descoberta e ao exercício de sua sexualidade , de livre expressão de sua orientação afetivo-sexual e também os direitos de dizer não a toda forma de abuso e exploração sexual.

De acordo com Lídia Rodrigues, integrante da coordenação colegiada do Fórum de Enfrentamento a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, a Campanha é importante porque chama atenção da sociedade para o tema e reivindica a implantação de políticas públicas tanto para a proteção da criança e do adolescente como para o enfrentamento da violência sexual. “A campanha garante que a pauta não suma. Garantimos pelo menos um momento na agenda pública para a discussão da temática da violência sexual contra crianças e adolescentes. Esse momento serve também para lembrar os casos ainda não resolvidos”, afirma Lídia Rodrigues.

A campanha de combate a violência sexual contra crianças e adolescentes segue até o próximo dia 18 de maio com diversas atividades como seminários, rodas de conversa nas escolas, mobilização com caminhoneiros e taxistas e no dia 18 uma caminhada com saída do Parque das Crianças percorrendo as ruas do Centro, culminando em um ato show na Praça José de Alencar.

SAIBA MAIS
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual – 18 de maio – foi criado em 2000 pela Lei Federal N°. 9970/00. A data foi escolhida porque, neste mesmo dia, em 1973, Araceli Cabrera Sanches, de oito anos, foi seqüestrada, violentada e morta por jovens de classe média de Vitória, no Espírito Santo. O caso completa, em 2010, 37 anos, e permanece impune.

Fonte: Agência Catavento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

VEJA TAMBÉM

ONDE ESTAMOS

PARCEIROS E ARTICULAÇÕES

Scroll to top