Reajan realiza manifestação no Paço Municipal para denunciar falta de professores em escolas do Jangurussu e Ancuri

A Rede de Articulação do Jangurussu e Ancuri (Reajan) realiza uma manifestação amanhã, dia 9/12, às 9h, em frente ao paço municipal. O objetivo é exigir da prefeitura de Fortaleza a resolução do problema de falta de professores, das deficiências estruturais nas escolas e de oferta de vagas.

Há carência de professores de diversas disciplinas, como literatura, português, matemática, geografia e ciências. São 55 turmas, nas escolas da região, com alguma carência de professor. Só em uma escola, a EMEIF João Germano, está faltando professor de Geografia para dez turmas. Já na EMEIF Bárbara de Alencar, 80 estudantes estão sem carteiras, tendo que sentar em cadeiras de plástico e escrever nas pernas. Outro problema é a disponibilidade de ensino diurno. Somente na escola 15 adolescentes de menos de 16 anos estão estudando no ensino noturno, por não ter vaga no ensino diurno.

As escolas da região atendem estudantes dos bairros e comunidades Santa Filomena, Santa Fé, Santa Maria, Sítio São João, Conjunto Palmeiras, Conjunto São Cristóvão, João Paulo II e Maria Tomázia. A situação já foi denunciada pela Reajan numa reunião, realizada no dia 23 de setembro, na qual integrantes da rede entregaram ao responsável pelo distrito de educação da Regional VI um relatório, com a lista dos problemas em cada escola e a demanda de professores.

No dia 28/09, a Reajan e o Cedeca entraram com uma representação junto ao Ministério Público, exigindo que a prefeitura resolvesse a situação e o governo municipal se comprometeu, então, a solucioná-la até o final de outubro. Entre 16 e 23 de novembro, os integrantes da Reajan fizeram uma nova visita a todas as escolas municipais da região (um total de 20 escolas e 3 anexos) e verificaram que alguns problemas tinham sido solucionados, mas que ainda falta professores em muitas escolas. Na mesma semana, na ocasião da presença da secretária de educação do município em um evento na região, integrantes da Reajan entregaram o relatório à Secretária Ana Rita Fontenele e ela declarou não poder resolver os problemas apontados. Diante da falta de providências, estudantes, pais, mães e integrantes da Reajan decidiram fazer a manifestação e cobrar da prefeitura de Fortaleza a garantia do direito à educação desses estudantes. Para tanto, foram organizados 10 ônibus para levar os manifestantes ao Paço Municipal.

Contatos:
Eliane Lopes (Reajan) (85-87138102)
Valzenir (Reajan) (85-88765959
Joana D”arc (Mãe de aluno) (85-86375643)

Aline Baima
Assessora de comunicação
Cedeca Ceará
Jornalista (CE 1702 JP)
Fone: (85)88585903
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

VEJA TAMBÉM

ONDE ESTAMOS

PARCEIROS E ARTICULAÇÕES

Scroll to top