Reajan realiza protestos para denunciar a não execução de obras previstas no orçamento participativo

Amanhã ( 05/04/2011), dia marcado para a realização de uma das assembleias do orçamento participativo da Regional VI, moradores das comunidades Sítio São João, São Cristóvão, Santa Filomena e de outras comunidades, como São Miguel e João Paulo II, e integrantes da Rede de Articulação do Jangurussu e Ancuri (Reajan) realizarão protestos para denunciar o processo de deslegitimação desse espaço de participação social conquistado através da luta dos movimentos sociais da cidade. Com seis anos de existência do OP, muito pouco das obras votadas foram realizadas. Para simbolizar as obras aprovadas em várias assembléias do OP e que não foram executadas, os integrantes da Reajan realizarão, às 8h30min, um ato simultâneo em dois locais: em frente ao espaço onde seria construída a escola de ensino fundamental do Santa Fé e ao local previsto para construção do Posto de saúde do Conjunto Santa Filomena. Às 18h, os manifestantes farão um protesto em frente à escola Marieta Cals (Av. Valparaíso, 160, conjunto Palmeiras), convocando as pessoas a boicotarem a Assembleia do OP, como resposta ao descaso com que as demandas da população local têm sido tratadas.

No ano passado, também houve manifestação durante a assembleia do OP, denunciando a falsa participação – uma vez que a comunidade participa das assembleias, vota, mas as deliberações não são executadas – e reivindicar a execução de obras deliberadas e votadas nas Assembléias do OP desde 2005. A Reajan foi chamada pelo OP e participou de um processo chamado pela prefeitura de "repactuação", no qual foram negociadas as demandas antigas. Um ano depois, as obras continuam sem ser executados.

A Rede de Articulação do Jangurussu e Ancuri (Reajan) é um grupo de entidades comunitárias, ongs, pessoas, movimentos e igrejas que se organizaram e se constituíram, em 2006, como ator político na região, a partir de uma ação territorial, tendo como missão “Fortalecer as lutas comunitárias da região do Jangurussu / Ancuri, através de ações coletivas, articuladas e protagonizadas por comunitários, movimentos sociais, lideranças e entidades da sociedade civil, com vistas ao desenvolvimento local sustentável.

Serviço:
Manifestação para denunciar a não execução de obras previstas no orçamento participativo
Locais: Endereço Posto de saúde : Rua Iracema, s/n, próximo a escola Blanchard Girão, Santa Filomena, Jangurussu.
Escola: Rua Floresta, s/n, vizinho ao ABC Cajueiro Torto, Santa Fé, Ancuri.
Horário: 8h30min

Contatos:
Coordenação colegiada da Reajan
Joana D’arc – 86375643
Valzenir Santos – 88765959
Lúcia Ângelo – 87764051
Márcia Monte – 86339617
Manoel Santana – 88290242

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

VEJA TAMBÉM

ONDE ESTAMOS

PARCEIROS E ARTICULAÇÕES

Scroll to top