Cedeca de Curitiba realiza intercâmbio no Cedeca Ceará

Os centros de defesa de direitos de crianças e adolescentes ganharam recentemente mais um aliado: o Centro Marista de Defesa da Infância, Componente da Rede Marista de Solidariedade.

O Centro, que completa dois anos, se materializa como a primeira experiência da Rede como um Centro de Defesa. Priorizando a abordagem de temas que tratam da defesa e garantia dos direitos de crianças e adolescentes, o novo centro optou por não realizar atendimento direto e não tratar de temas relativos às violações de direitos, tendo como eixos de atuação prioritários o monitoramento de dados e o orçamento público, a partir de uma concepção de trabalhar para o desenvolvimento de uma cultura que pense na defesa e garantia dos direitos de crianças e adolescente e não em sua violação.

Em visita à sede do Cedeca Ceará, nos dias 24 e 25 de abril, Geliane Quemelo, coordenadora do Centro Marista, e Débora Reis, técnica em orçamento, vieram buscar, no intercâmbio de experiências, possíveis parcerias e aprendizado. "A gente veio mesmo buscar conhecimento, saber como o Cedeca Ceará caminhou, aprender com alguns acertos e erros da trajetória traçada aqui para levarmos de volta”, aponta Geliane.

Técnica em orçamento, Débora Reis aponta a experiência da Rede OPA como um ponto importante da visita, relatando o interesse na experiência de vivência com a participação política de adolescentes.

A visita ao Cedeca Ceará não foi a primeira troca de experiências entre os dois centros. O coordenador e assessor em orçamento Clézio Freitas já havia visitado a sede de Curitiba para facilitar uma oficina sobre orçamento público. Esta segunda experiência, no entanto, serviu para estreitar os laços de parceria entre as organizações. “Estamos do mesmo lado”, finaliza Geliane. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

VEJA TAMBÉM

ONDE ESTAMOS

PARCEIROS E ARTICULAÇÕES

Scroll to top