Ato do Dia Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra crianças e adolescentes conta com mais de 400 manifestantes

Organizações da sociedade civil que integram o Fórum Cearense de Enfrentamento à Violência Sexual contra crianças e adolescentes (FCEVS) realizaram na sexta-feira, 18/05, um ato para marcar o Dia Nacional de Enfrentamento. O ato, que contou com a participação de mais de 400 manifestantes, dentre estes crianças e adolescentes, teve início na Praça do Centro Dragão do Mar, com caminhada em direção ao terreno onde o Estado pretende construir o Acquário.

Ao som de tambores os manifestantes iniciaram o ato, na Praça do Centro Dragão do Mar, com uma enorme ciranda intercalada de palavras de ordem em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Na sequência seguiram em caminhada até o terreno onde será construído o Aquário do Ceará, acompanhados por um carro de som e falas de organizações da sociedade civil denunciando o descuido do poder público com a problemática da exploração sexual de crianças e dolescentes, enormemente agravada com as grandes obras.

Foram evidenciadas, tanto pelas crianças e adolescentes que reivindicavam seus direitos quanto pelas organização que trabalham com as pautas da infância, as grandes contradições que permeiam a realização das grandes obras, como a grande contradição da destinação do gigantesco volume de recurso destinado a realização de grandes eventos como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 e a ausência de políticas concretas de enfrentamento à violações de direitos, especialmente os de crianças e adolescentes.

O local escolhido par a realização do ato foi também proposital para denunciar a construção do Aquário do Ceará e a ausência de uma destinação orçamaentária no Ceará adequada ao cumprimento da prioridade absoluta de criança e adolescentes prevista no ECA.

A manifestação foi encerrada ao pôr-do-sol no calçadão da Praia de Iracema, depois de percorrer pontos críticos de exploração sexual, ao som dos tambores com uma nova ciranda e reivindicações dos manifestantes.

Veja mais fotos do ato no facebook do Cedeca Ceará.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

VEJA TAMBÉM

ONDE ESTAMOS

PARCEIROS E ARTICULAÇÕES

Scroll to top