Começa a Semana de Ação Mundial no CE: audiência pública, atividades lúdicas e debate com coordenadora geral do MEC

Acontece, de 20 a 27 de maio em todo o Brasil, a décima Semana de Ação Mundial (SAM), que em 2012 tem como tema “Educação Infantil de Qualidade – Direito da criança, dever do Estado e justiça social”. A SAM é uma iniciativa da Campanha Global pela Educação e acontece desde 2003 reivindicando do poder público o cumprimento de acordos internacionais da área, como o Programa de Educação para Todos (UNESCO, 2000).

No Brasil, a SAM é coordenada pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, que produz e distribui materiais de apoio, em parceria com diversas organizações e movimentos e em 2012 será realizada em 22 Estados e no Distrito Federal, com a promoção de audiências públicas, atos lúdicos e seminários envolvendo organizações que atuam na área.

Em 2012, devido ao mote principal da semana, a SAM será realizada em parceria com a Semana Mundial de Brincar, organizada pela Aliança Pela Infância, uma rede mundial que atua fomentando a reflexão e a ação sobre a educação e o cuidado das crianças.

No Ceará, as atividades da SAM estão sendo realizadas por diversas organizações da sociedade civil que atuam no tema da educação, mobilizadas pelo Centro de Defesa da Criança e do Adolescente – Cedeca Ceará, que integra o Comitê Diretivo da Campanha Nacional Pelo Direito à Educação.

A abertura da SAM será realiazada com uma audiência pública que debaterá o direito a educação infantil de qualidade, na terça-feira, 22/05, na Assembléia Legislativa, às 14h. Já na manhã da quarta-feira, 23/05, a partir de 8h30min, haverá uma grande atividade lúdica para 200 crianças nos Jardins da Reitoria da UFC, com a participação do poder público, para a realização da “Grande pintura”, momento proposto com o objetivo de mobilizar atores políticos para a defesa de uma educação infantil de qualidade, momento este que fará alusão à proposta da Campanha Global pela Educação.

Outra atividade de destaque da programação será a palestra com a professora Rita Coelho, coordenadora geral da educação infantil do MEC, com o tema “ Educação Infantil: como fazer valer esse direito”, que acontecerá na quinta-feira, 24/05, às 18h30min, na Faculdade de Educação da UFC.

Veja a programação completa em anexo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

VEJA TAMBÉM

ONDE ESTAMOS

PARCEIROS E ARTICULAÇÕES

Scroll to top