Comitê Ceará da Campanha Nacional Pelo Direito à Educação se reúne para avaliação da CONAE

Tags:, ,

No dia 09 de dezembro de 2014 o Comitê Ceará da Campanha Nacional Pelo Direito à Educação se reuniu para avaliar os encaminhamentos e propostas da última edição da Conferência Nacional de Educação (CONAE), ocorrida entre 19 a 23 de novembro. A CONAE teve como tema central a articulação do Sistema Nacional de Educação, em especial a partir da cooperação e colaboração entre União, Estados e Municípios.

“Foi avaliado de forma consensual entre nós o caráter governista desta Conferência, a desorganização do processo e que, em relação ao processo anterior, não houve avanços. A alteração nas datas [da Conferência] foi um fator importante para a dificuldade de organização da sociedade civil, que tem agora o desafio da rearticulação, por isso essa reunião foi um importante momento.”, aponta a professora Sonia Pereira, representante da Associação dos Docentes da UFC no Fórum Estadual de Educação.

No momento o Comitê Ceará da Campanha também debateu as perspectivas e expectativas sobre o acompanhamento e a construção do Plano Estadual de Educação (PEE) e do Plano Municipal de Educação (PME) que deverão, respectivamente, ser instituídos e adequados, em 2015, ao Plano Nacional de Educação (PNE).

Para Rita de Cássia, integrante do Fórum EJA, por ser um importante e expressivo movimento, a Campanha Nacional Pelo Direito à Educação e, localmente, o Comitê Ceará da Campanha, têm a responsabilidade de, no processo pós-Conferência, garantir o acompanhamento e monitoramento dos Planos de Educação (municipal e estadual). “Vamos precisar levar essas discussões às bases, com alunos, pais e professores, de forma que estes estejam engajados nos processos de elaboração dos Planos”, indica.

Participaram da reunião diversas entidades da sociedade civil como o Centro de Defesa da Criança e do Adolescente do Ceará (CEDECA), Centro de apoio à Mães de Portadores de Eficiências (CAMPE), fóruns de educação como o Fórum de Educação de Jovens e Adultos (FEJA) e o Fórum pela Educação Infantil (FEIC) e ainda representações de docentes da UFC e UNILAB.

Para aqueles/as que lutam pela educação pública, universal e de qualidade e para as organizações que articulam o Comitê Ceará da Campanha, o ano de 2015 será repleto de desafios. A construção e adequação dos novos Planos de Educação e processos de Conferências e Fóruns exigirão o fortalecimento da organização e incidência da sociedade civil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

VEJA TAMBÉM

ONDE ESTAMOS

PARCEIROS E ARTICULAÇÕES

Scroll to top