Plataforma virtual facilita denúncias de violações de direitos na mídia

Open post

Já está lançado um novo mecanismo para facilitar denúncias contra violações de direitos, especificamente cometidas por veículos de comunicação. A plataforma Mídia sem Violações de Direitos é uma realização do Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social, em parceria com a Fundação Rosa Luxemburgo. O mecanismo de denúncias também conta com o apoio de diversas organizações, ativistas e estudiosos que integram a campanha Mídia sem Violações de Direitos Humanos.

A iniciativa nasceu do projeto Violações de Direitos na Mídia Brasileira, organizado pela Andi – Comunicação e Direitos, em parceria com a Procuradoria Federal dos Direitos dos Cidadãos (PFDC), o Intervozes e a Artigo 19. Uma de suas etapas consistiu na realização de monitoramento de 28 programas policialescos veiculados pela televisão ou pelo rádio, por 30 dias, em dez capitais brasileiras. O estudo revelou a ocorrência de 4.500 violações de direitos e 15.761 infrações a leis brasileiras e a acordos multilaterais ratificados pelo Brasil.

Daí a necessidade de estabelecer um ranking nacional, a partir da internet, de programas que mais afetam a garantia dos direitos humanos no país. Segundo estudo da Andi, considerando-se apenas a exibição da versão nacional do programa na Grande São Paulo e um de seus picos de audiência, de 11.4 pontos no IBOPE, a mensagem veiculada por ele atinge, simultaneamente, nada menos que 2,3 milhões de pessoas.

“Após verificarmos e dimensionarmos essa realidade, ficou nítida a necessidade de dar continuidade à análise desses programas, sensibilizar a sociedade para os graves impactos deles e pressionar para que os órgãos responsáveis pela fiscalização dos meios de comunicação e pela garantia de direitos atuem. Diante da ausência de campanhas oficiais que convidem a sociedade a avaliar os conteúdos midiáticos, surgiu, então, a ideia de usar a Internet para receber e encaminhar denúncias”, detalha a representante do Intervozes no Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH) e coordenadora da Plataforma, Helena Martins.

Caso do programa Cidade 190 no Ceará

Em janeiro de 2014, a TV Cidade, emissora afiliada da Rede Record, foi denunciada por mais de vinte organizações da sociedade civil , pela exibição de cenas de estupro de uma criança de 9 anos, no programa policial Cidade 190.

A representação foi enviada ao Ministério das Comunicações (Minicom), e acatada através do Departamento de Acompanhamento e Avaliação de Serviços de Comunicação Eletrônica do Ministério. A emissora foi apenada com multa no valor de R$23.029,34 (vinte e três mil vinte nove reais e trinta e quatro centavos). Leia na íntegra a decisão do Minicom.

O caso é emblemático: o valor atribuído pelo Miniom é a mais alta penalidade já aplicada por violações de direitos humanos, decorrente, da atuação denunciativa de diversas organizações da sociedade civil (dentre elas o CEDECA Ceará) acerca das recorrentes violações protagonizadas pela emissora.

Leia sobre a denúncia aqui

Saiba mais sobre a campanha e a plataforma aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

VEJA TAMBÉM

ONDE ESTAMOS

PARCEIROS E ARTICULAÇÕES

Scroll to top