Trup’irambu recebe novos integrantes

Tags:, ,

Open post

O grupo de teatro político TRUP’IRAMBU, acompanhado pelo CEDECA Ceará, está de portas abertas para mais gente. O primeiro encontro de acolhimento de interessados/as em integrar o grupo aconteceu nesta terça (11/06) na Sociedade Esportiva Cultural Arco-Íris (SECAI), no Pirambu.

A atividade foi iniciada por uma breve apresentação dos presentes, do CEDECA Ceará e do histórico do grupo de teatro político, com a participação dos integrantes mais antigos do grupo.

Em seguida, foi realizada leitura e discussão do texto A mulher no espelho, crônica de Augusto Boal, contida no livro O teatro como arte marcial. “Falamos um pouco sobre Augusto Boal, importante referência para o teatro político no Brasil, e buscamos entender o conflito vivido por empregadas domésticas e do potencial do teatro para desvelar profundas opressões”, explica Fernando Leão, assessor comunitário do CEDECA Ceará.

A ideia do encontro de acolhida foi trabalhar a proposta de “desmecanização corporal” por meio de jogos de integração e aquecimento. “Para Augusto Boal, o processo de desmecanização tem o objetivo de desfazer condicionamentos corporais que, no cotidiano, são marcados por preconceitos, discriminações e as mais diversas formas de injustiças e opressões vividas socialmente”, detalha Fernando.

O encontro foi encerrado com a apresentação de quatro cenas e com os participantes apresentando sua percepção acerca do que gostaram, do que criticam e do que propõem para dar mais força à cena. A proposição pretendeu, a partir da criação, da apresentação e da crítica de cenas teatrais, identificar e debater conflitos/opressões presentes no cotidiano dos jovens do bairro.

Gira a ciranda – TRUP’IRAMBU e Tambores do Gueto são coletivos que integram as atividades do projeto “Essa ciranda é de todos nós: pela defesa do direito à proteção de crianças e adolescentes”, vencedor nacional da 13ª edição do Prêmio Itaú-Unicef

Entenda mais sobre como são realizadas as atividades do TRUP’IRAMBU:

https://www.opovo.com.br/jornal/cidades/2018/10/os-exemplos-dos-projetos-cearenses-para-a-juventude.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

VEJA TAMBÉM

ONDE ESTAMOS

PARCEIROS E ARTICULAÇÕES

Scroll to top