Sábado de Artes leva ao público o espetáculo Carnemoída

Tags:, , , ,

Open post

O sábado de artes do mês de agosto apresenta o espetáculo Carnemoída, do grupo Cena Fórum. Carnemoída encontra no grito, um grito em coletivo, uma ferramenta de resistência, potência e continuidade do trabalho. “As vozes, aqui iniciadas no círculo de espectadores, busca ecoar dentro e fora da cena pelas bocas, olhos, mãos e corpos que partilharão junto xs artistas, as discussões que envolvem as lutas étnicos raciais no Brasil”.

O espetáculo narra as situações vivenciadas pelos/as artistas, além de apresentar os relatos extraídos dos noticiários, cujo discurso reforça uma marginalização do corpo negro e dos povos originários. Os gritos que o espetáculo evidencia é um lembrete do não mais silenciamento. As tentativas das estruturas sociais, tal como ela é, de insistir em calar as tantas vozes que enfrentam diariamente um duro sistema de agressões veladas e expressivas, ganham um fôlego coletivo, de quem afirma que nenhuma voz será abafada.

Carnemoída denúncia o discurso de igualdade, numa sociedade que, na prática, priva tantos de sequer possuir o direito básico e fundamental a qualquer ser humano: à vida.

O grupo Cena Fórum foi criado em 2013, na Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza, e busca trabalhar em seus espetáculos elementos do teatro político, que tem como mola impulsora o Teatro do Oprimido e sua estética, mesclando situações cotidianas vivenciadas pelos/as integrantes do grupo e a investigação do corpo na cena. No decorrer da encenação há uma troca de interação entre plateia e atores, característica marcante no teatro do oprimido, que busca inserir esse público na cena como sujeitos que podem escolher e intervir diretamente na obra.

O espetáculo é escrito e dirigido por Maíra Abreu Rocha, que também é parte do elenco junto com o ator Jhonatan Santos. Roney Winchester é o responsável pela técnica de som e luz.

A apresentação acontece sábado, dia 31, às 18h30, no Centro Cultural Chico da Silva (Rua Nossa Senhora das Graças, 174 – Pirambu). A entrada é gratuita e contará com mic aberto durante todo o evento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

VEJA TAMBÉM

ONDE ESTAMOS

PARCEIROS E ARTICULAÇÕES

Scroll to top