CEDECA Ceará promove oficinas de Teatro do Oprimido em três bairros de Fortaleza e em Itapipoca

Tags:, , , , , , ,

Open post

Denunciar as injustiças e anunciar um mundo mais justo e solidário, com muita liberdade para criar. Presente no DNA das juventudes, esse desejo chega no formato de oficinas de Introdução ao Teatro do Oprimido, promovidas pelo CEDECA Ceará para jovens da periferia de Fortaleza e de Itapipoca, Litoral Oeste do Ceará, entre outubro e novembro de 2019.

Serão três oficinas sobre Teatro do Oprimido em Fortaleza, nos bairros Bom Jardim, Ancuri e Pirambu, e uma oficina em Itapipoca (CE). Adolescentes e jovens com interesse em participar devem procurar as organizações parceiras do CEDECA em cada território para se inscrever. Confira datas e locais abaixo. As vagas são limitadas e as inscrições são gratuitas. É preciso ter mais de 14 anos para participar.

Serão apresentadas e praticadas técnicas como teatro-jornal, teatro-imagem e teatro-fórum durante as oficinas, em diálogo com temas trabalhos pelo CEDECA Ceará e entidades parceiras na iniciativa. Em cena, estarão o direito à participação em espaços políticos; espaços públicos como direito humano de crianças e adolescentes e o fortalecimento de territórios para a defesa de direitos. Isso tudo com o objetivo de fomentar o exercício de  “ensaiar no teatro para agir na realidade”.

O resultado prático das oficinas de Introdução ao Teatro do Oprimido será apresentado na I Mostra de Cenas de Teatro do Oprimido do CEDECA Ceará, no dia 30 de novembro de 2019 (sábado), a partir das 16h, no Teatro Marcus Miranda, no Centro Cultural Grande Bom Jardim (CCGBJ), como parte da programação II Caravana Cultural das Juventudes, realizada nos dias 30/11 e 1º/12.

São parceiros na atividade, além do CCGBJ, o Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza, a Associação Santos Dias, a Sociedade da Redenção e o Instituto Terramar.

Mais sobre o Teatro do Oprimido

O Teatro do Oprimido (TO) é um método de teatro sistematizado pelo teatrólogo brasileiro Augusto Boal, cujo principal objetivo é tornar a linguagem teatral acessível para a leitura e a transformação do mundo. Contendo um arsenal de técnicas, exercícios e jogos, o TO se volta para aquelas e aqueles que desejam discutir temas ligados à política, à sociedade, à estética, à ética.

Um dos princípios do TO é “desmecanizar”, ou seja, desprender o corpo-mente dos condicionamentos (ações e pensamentos que nos aprisionam em comportamentos e hábitos alienantes) e oferecer uma liberdade criativa para denunciar as injustiças e anunciar um mundo mais justo e solidário.

A ideia das oficinas surgiu depois da participação do Núcleo de Formação do CEDECA Ceará nas Jornadas Internacionais de Teatro do Oprimido e Universidade (VII JITOU), em Salvador-BA, e da realização da II Escola de Formação Política para a Juventude – Arte e Cultura contra a Barbárie.

DATAS, HORÁRIOS E LOCAIS

Grande Pirambu

Local: Centro Cultural Chico da Silva

Parceiro: Sociedade da Redenção (85) 3214-3090

Quando: Às terças-feiras, das 18h às 21h, de 29/10 a 19/11 (4 encontros)

 

Grande Bom Jardim

Local: Shopping Bom Mix

Parceiro: Centro de Defesa da Vida Herbert de Sousa (85) 3497-2162

Às quartas-feiras, das 14h às 17h, de 30/10 a 20/11 (4 encontros)

 

Ancuri

Local: sede da Associação Santos Dias (Rua Coronel José Gomes de Moura, 596)

Parceiro: Associação Santos Dias (85) 3274-5059

Quando: Às quintas-feiras, das 17h às 20h, de 31/10 a 21/11 (4 encontros)

 

Itapipoca – CE

Parceiro: Instituto Terramar (85) 3226-2476

Quando: 09 e 10/11, sábado e domingo (1 encontro)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

VEJA TAMBÉM

ONDE ESTAMOS

PARCEIROS E ARTICULAÇÕES

Scroll to top