Coletivos começam a construir 9ª Marcha da Periferia de Fortaleza

Open post

Foi com muita arte e alegria que o 1º Sarau Duz Guettos reuniu no sábado (11/9), no Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza ( @cdvhs.ce), diversos territórios no primeiro encontro de construção da 9ª Marcha da Periferia (@marchadaperiferia), que ocorrerá em novembro.

Cumprindo as medidas de segurança sanitária, o Sarau foi palco de articulação, protesto e apresentações que demonstram como as juventudes estão produzindo sobre suas vidas nas periferias de Fortaleza. As atrações dessa edição do Sarau foram Dudu Costa, Caioba Portela, Jean Sousa, Leo, Iuri Jackson, Megh Coelho, Dj Kalil Lion, Quebra Mar, Lilica e Brincantes Sonoros.

“Decidimos nos encontrar para fortalecer esse lugar de construção da Marcha e a ideia é que a gente consiga fazer esse Sarau em vários outros territórios. A gente constrói a luta assim, com muita dança, tambor, batuque, até que chegue o dia da gente gritar”, diz Lane Maria, uma das organizadoras do Sarau.

“Esse ano, em um contexto tão difícil, ainda em pandemia, com aumento de mortes das juventudes nas periferias, a gente vai mais uma vez para as ruas reafirmar a vida, a potência e a missão de vida que a juventude tem. E é assim, construindo coletivamente a partir dos movimentos organizações e coletivos de juventudes das periferias”, destaca Talita Maciel, do @cedecaceara.

Para Edna Carla, do coletivo Mães do Curió, a Marcha leva às ruas todas as lutas. “É muito significativa para todos nós porque é na rua que se conquista as vitórias. A Marcha é um espaço de todas as pautas e bandeiras e nós levamos a da memória e justiça”.

Representando a Rede de Mulheres Negras do Ceará (@mulheresnegrasdoceara), Luciana Lindenmeyer também participou do evento. “A Marcha é um momento importante para a gente gritar contra o racismo e o extermínio da juventude negra”.

Alessandra Félix, Vozes de Mães e Familiares do Sistema Socioeducativo do Ceará (@vozesdemaesce), convida coletivos de toda a cidade para se juntarem à construção da Marcha. “É uma pauta que é nossa, precisamos falar sobre a pulsão periferia, desconstruir tudo que é contra a periferia”. Convite reforçado por Lane Abreu, do Fórum Popular de Segurança Pública (@fpspceara). “Estamos iniciando a 9ª Marcha, é um momento importante e todes estão convidades a construir o evento com a gente”.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

VEJA TAMBÉM

ONDE ESTAMOS

PARCEIROS E ARTICULAÇÕES

Scroll to top