O CEDECA Ceará lançou no fim de 2022 dois materiais especiais de comunicação para chamar a atenção da sociedade de Fortaleza sobre os cortes orçamentários na proposta de lei apresentada pela Prefeitura de Fortaleza à Câmara.

Um dos materiais foi uma postagem no Instagram que explicita as áreas dos cortes no orçamento, tais como assistência social, igualdade racial, saúde mental e prevenção de homicídios na adolescência. O material se baseia num post do Twitter da cantora Anitta para questionar se a Prefeitura de Fortaleza, ao elaborar a proposta orçamentária, agiu como “fã” ou “hater” do povo da cidade. O CEDECA Ceará vem utilizando a linguagem de memes de redes sociais como estratégia de aproximação do público em geral com a temática do orçamento.

Outro material especialmente preparado para este momento foi um vídeo no YouTube em que explicamos de maneira didática o que é orçamento público, os impactos da distribuição de recursos públicos na vida da população e como se mobilizar para garantir um orçamento público mais justo e participativo.

Mobilização contra cortes – Os materiais de Comunicação encerraram o mês de mobilização da sociedade civil na busca por reverter os cortes orçamentários previstos no projeto de lei elaborado pela Prefeitura de Fortaleza.

No começo de dezembro, o Fórum Permanente de ONG’s de Defesa dos Direitos de Criança e Adolescente do Ceará (Fórum DCA Ceará) juntou-se a coletivos de juventude no diálogo com vereadores na Câmara Municipal de Fortaleza. Saiba como foi neste vídeo do YouTube. O Fórum DCA também lançou uma nota pública em que detalha as áreas de cortes orçamentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *