O Luizianne, volte à escola! Esse é o apelo que será feito na próxima segunda-feira (12), pelos adolescentes que integram a Rede OPA! – Orçamento e Participação Ativa – em frente à sede da Prefeitura, quando simularão uma aula sobre orçamento. Os adolescentes analisaram os pontos do relatório da execução orçamentária de Fortaleza, produzido pelo Cedeca, relacionados à infância e adolescência, e concluíram que a Prefeitura não tem considerado o público infanto-juvenil como prioridade, sobretudo na área da educação.
Os adolescentes produziram um documento, intitulado “Execução Inativa”, no qual apontam sérias lacunas na execução:
– Apoio ao atendimento em creches: 0% executado;
– atendimento de estudantes com necessidades educativas especiais: 0% executado;
– Construção de escolas: 0% executado;
– Construção, reforma e equipamentos de creches: apenas 3,04% dos recursos destinados foram executados;
– Manutenção do ensino médio: 27,27% executados.
Segundo Vanessa Kelly Rodrigues, 15 anos, integrante da Rede OPA, a execução da Prefeitura foi decepcionante, sobretudo para uma gestão que trabalhou com orçamento participativo. Para Vanessa, a manifestação em forma de aula é para lembrar à prefeita Luizianne Lins – que também é professora – a importância de se aplicar em educação.
Sobre a Rede OPA – A Rede Orçamento e Participação Ativa foi criada este ano, a partir do projeto desenvolvido pelo Cedeca, desde 2003, com adolescentes de vários bairros de Fortaleza. Eles acompanham o orçamento público, monitoram a execução e apresentam propostas ao orçamento.
Serviço: Luizianne, volte à escola! Aula-protesto
Quando: dia 12/12 (segunda-feira)
Horário: 8:30h
Onde: em frente à Prefeitura (Av. Luciano Carneiro, 2235)
Mais informações: Vanessa Kelly (9608-3170) ou Micilvânia Bento (3281-8133)
Assessoria de Comunicação
Renata Soares – 3252-4202/ 9926-6828