Estratégias

A ação do CEDECA Ceará se pauta a partir de três causas principais:

Causas

1. Eliminação da violência contra crianças e adolescentes e a garantia da justiça e reparação dos seus direitos quando violados.

2. Auto-organização dos sujeitos para a defesa dos direitos humanos e efetivação das políticas públicas para crianças e adolescentes.

3. Fortalecimento do CEDECA Ceará como sujeito político da promoção, ampliação e defesa dos direitos humanos.

As causas são o “horizonte” para a atuação da equipe-executiva, que se divide em núcleos, a partir das seguintes estratégias:

Formação política e Mobilização Comunitária – Abrange as ações de educação popular em direitos humanos e a produção de conhecimentos visando o fortalecimento dos sujeitos. Inclui também o apoio a ações de mobilização comunitária para a defesa de direitos tanto nos territórios, como frente às instituições do Estado.

Atendimento – Tem como objetivo defender os direitos de crianças e adolescentes quando violados, realizando atendimentos e acompanhamento (jurídicos e psicossocial) em casos de demandas individuais e coletivas, visando a cessação das violações, a reparação dos direitos e a responsabilização do/a autor/a da violação.

Articulação Política e Incidência – Compreende, de um lado, a articulação com outras organizações da sociedade civil, por meio de redes, fóruns e parcerias. De outro, inclui ações conjuntas em espaços dos poderes constituídos (como a participação em grupos de trabalho, conselhos ou comissões) e ações de denúncia e de controle social.

Monitoramento das Políticas Púbicas – Compreende a produção de estudos e análises das políticas públicas para crianças e adolescentes, enfocando desde seu planejamento até a sua provisão e execução orçamentária, subsidiando a ação de incidência para que seja garantida a efetivação dos direitos humanos das crianças e adolescentes, como preconiza o artigo 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Comunicação – É composta por duas dimensões: a) A produção e difusão de informações, com ações de incidência junto à imprensa, monitoramento da mídia, produção e difusão de conhecimento – especialmente de conteúdos relativos à infância e adolescência e direitos humanos; b) A comunicação institucional do CEDECA Ceará, tanto interna como externa, de visibilidade da instituição.

Sustentabilidade Institucional – Esta estratégia se volta para a dimensão interna do CEDECA, visando possibilitar o desenvolvimento das ações institucionais, bem como a ampliação das condições necessárias para sua atuação. Envolve os aspectos administrativo-financeiro, a captação de recursos e os processos de formação interna.

ONDE ESTAMOS

PARCEIROS E ARTICULAÇÕES

Scroll to top