Seminário discute seguridade social e trabalho para pessoas com deficiência em Fortaleza

O Centro de Apoio a mães de Portadores de Eficiência (Campe) realiza, dias 15 e 16 de abril, no auditório da Universidade Estadual do Ceará – Campus do Itaperi, o IV Seminário de Inclusão Social. Tendo como tema “Seguridade Social & Trabalho: onde está a garantia desses Direitos para as Pessoas com Deficiência?”, o seminário tem o objetivo de promover o diálogo entre sociedade civil e gestores públicos sobre planos, políticas e programas, na perspectiva de afirmar a inclusão das pessoas com deficiência como política pública.

O evento iniciará às 8h, com a mesa de abertura, seguida do painel “Relações Trabalhistas e Previdenciárias na Legislação”, que será apresentada por representante da Coordenadoria Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência – CORDE (da SEDH), da Secretaria e Desenvolvimento Social do Estado do Ceará –STDS, do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente, dentre outros. À tarde, os participantes participarão de Grupos de Trabalho sobre legislação trabalhista e previdenciária, encerrando com apresentação dos grupos em plenária. No dia seguinte, o painel da manhã iniciará às 8h, discutirá o tema “Benefício de Prestação Continuada (BPC) – inclusão na escola e no trabalho”. Às 14h, haverá a apresentação da oficina “Tecnologia Assistiva”, ministrada por Aderlane Cavalcante, Pós-Graduada em Educação Inclusiva no uso da Tecnologia Assistiva, seguida de grupos de discussão sobre o papel do BPC na escola e na inclusão no mundo do trabalho. Às 17h15min, encerrando as atividades do seminário, haverá a entrega de um documento aos representantes de governo com as propostas debatidas pelo grupo durante o evento.

O Seminário de Inclusão Social é realizado desde 2005 pelo Centro de Apoio a Mães de Portadores de Eficiência (Campe), em parceria com o Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca Ceará). A cada edição é debatido um tema de grande importância para a quebra das barreiras sociais que violam os direitos das pessoas com deficiência e impedem que elas tenham um maior acesso à participação. Neste sentido, já foram abordados temas como educação inclusiva, saúde e inclusão social. Este ano, a realização do seminário conta com o apoio da Vida Brasil.

Contatos: Centro de Apoio a Mães de Portadores de Eficiência (Campe) – Falar com Keila Chaves ou Verônica (85)86785875 / Keila Chaves (Presidente do Campe) (85) 88197182
 
Aline Baima
Jornalista Mtb 1702 JP CE
Assessora de Comunicação
Cedeca Ceará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

VEJA TAMBÉM

ONDE ESTAMOS

PARCEIROS E ARTICULAÇÕES

Scroll to top