Cedeca Ceará abre inscrições de formação em direitos humanos para estudantes universitários

O Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca-Ceará) inicia, dia 20 de julho de 2009, uma formação em direitos humanos de crianças e adolescentes. O curso, que terá carga-horária de 40 horas-aula, é gratuito e conta com 40 vagas, destinadas a estudantes universitários.

O conteúdo da formação inclui temáticas como história social da infância; violência: o contexto da criminalização da infância no Brasil; o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Convenção Internacional dos Direitos da Criança e Sistema Socioeducativo.

Num contexto em que ganha mais espaço o debate contrário à garantia dos direitos humanos, ficando cada vez mais forte o debate da intolerância, do preconceito e de atitudes que violam direitos humanos, em especial os de crianças e adolescentes, o curso pretende fomentar novos olhares para a humanização e para a discussão dos papéis dos atores do Sistema de Garantia dos Direitos.

Esta é a quinta turma do projeto, que já realizou formações com conselheiros tutelares; com estudantes universitários de ciências humanas, com adolescentes e com mobilizadores comunitários. Ação estratégica do Cedeca-Ceará, o Projeto Debate Político e Formação em Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes visa à capacitação e à sensibilização de atores sociais para a defesa e proteção de crianças e adolescentes, com atenção especial para a garantia, consolidação e ampliação de direitos. As formações ainda contemplarão outros públicos, como formadores de opinião e operadores do Direito.

O projeto, financiado pelo Groupe Développement e Comissão Européia, também prevê realização de campanhas e eventos de sensibilização da opinião pública para a defesa dos direitos de crianças e adolescentes, o monitoramento de programas televisivos policiais, além da elaboração, publicação e difusão de material de informação, educação e comunicação nas áreas de direito e infância. Veja, em anexo, o programa do curso e a ficha de inscrição.

Para se candidatar à vaga, é necessário estar matriculado/a em algum curso universitário (graduação, mestrado ou doutorado); escrever carta de motivação e enviar para a sede do Cedeca (Rua Deputado João Lopes, 83 Centro ou, por e-mail, para o endereço cedeca@cedecaceara.org.br.

No primeiro dia do curso, o/a estudante precisará trazer algum documento comprobatório de que está cursando a universidade (apresentar histórico, declaração da universidade ou carteira de estudante).

SERVIÇO
Projeto Debate Político e Formação em Direitos Humanos – Curso de formação com estudantes universitários
Período: 20 a 30 de julho de 2009.
Horário: de 8h30min às 12h30min.
Local: Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca-Ceará) – Rua Deputado João Lopes, 83, Centro.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefone (85) 3252.4202 ou no sítio www.cedecaceara.org.br

Aline Baima
Jornalista Mtb 1702 JP CE
Assessora de Comunicação
Cedeca Ceará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

VEJA TAMBÉM

ONDE ESTAMOS

PARCEIROS E ARTICULAÇÕES

Scroll to top