Campanha Para Ler, Ver, Ouvir e Agir denuncia assassinatos de crianças e adolescentes

A Campanha Para Ler, Ver, Ouvir e Agir, que tem como finalidade chamar atenção para os homicídios de crianças e adolescentes ocorridos no Brasil, percorre várias cidades brasileiras. Em Fortaleza, a campanha foi lançada no dia dia 10 de Junho. Buscando romper com a naturalização da violência contra esse segmento da população e convidando a sociedade a se engajar na luta contra esse problema, a Associação Nacional dos Centros de Defesa (Anced), o Centro de Defesa da Criança e do Adolescente do Ceará (Cedeca Ceará) e a Rede Orçamento e Participação Ativa (Rede OPA) visitaram vários bairros da capital cearense.

A abertura oficial da campanha no bairro Bom Jardim ocorreu na manhã do dia 22 de julho, na Praça Canindezinho, com apresentação da cena de Teatro-Fórum “Comunidade das Flores”, apresentada pelos integrantes da Rede OPA. À tarde, na Escola São Francisco, houve oficinas sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e abertura da exposição dos quadros do artista plástico Helder Oliveira. Finalizando as atividades do primeiro dia, correu à noite, um cine-debate. No dia 23, a programação seguiu normalmente, com apresentações de Capoeira e continuação das oficinas. No dia 24, último dia de cortejos pelo Bom Jardim, foi apresentado um rap que trouxe uma reflexão sobre o tema da Campanha, produzido por adolescentes também integrantes da Rede OPA. Ainda na Praça Canindezinho, às 9h30min, houve um debate com grupos de mulheres da localidade.

A Campanha Para Ler, Ver, Ouvir e Agir já havia percorrido as comunidades do João Paulo II, Parque Santa Filomena e São Cristóvão, localizadas no grande Jangurussu. A exposição deverá seguir outros 14 estados brasileiros onde a Anced possui Cedecas filiados, incorporando novas expressões e linguagens artísticas e em articulação com os parceiros locais, convocando a sociedade a se voltar para a questão e refletir sobre ela.

Outras Informações:
Contatos Cedeca: Talita Maciel – 87700001 / Roberta Medeiros– 88836548.
Contato na comunidade: Evandro – 87919840 / 92062230 / 34985184

Aline Baima
Jornalista Mtb 1702 JP CE
Assessora de Comunicação
Cedeca Ceará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

VEJA TAMBÉM

ONDE ESTAMOS

PARCEIROS E ARTICULAÇÕES

Scroll to top