Engajamento social e solidariedade no dia a dia do voluntariado

Tags:

Open post

Esta semana foi celebrado o dia nacional do voluntariado, uma oportunidade de visibilizar e estimular ações solidárias na promoção do bem-estar e felicidade das pessoas. Voluntariar-se em causas sociais implica doar tempo, habilidades, recursos para a transformação positiva da nossa realidade, com foco na promoção e defesa dos direitos fundamentais.

Existem diversas oportunidades e abordagens do voluntariado, aqui destaco aquelas que contribuem para a construção de um país, cidade, bairro justo e com equidade.  O trabalho voluntário pode reconhecer o contexto de desigualdade social, que no Ceará, por exemplo, repercute em cerca de 40% de crianças e adolescentes em situação de pobreza extrema (Fundação Abrinq, 2017) e avançar, com parcerias com órgãos públicos e privados, na mudança deste cenário.  As causas podem ser diversas, tais como: doação de sangue, de bens como brinquedos, roupas, matérias esportivos, de trabalho (aulas, consultoria etc), da imagem na divulgação de projetos e iniciativas entre outros.

No Brasil temos uma legislação que resguarda os direitos e deveres das pessoas, organizações e coletivos envolvidos nesta tarefa. A ONU tem estimulado a prática do voluntariado na população brasileira; para tanto lançou ano passado uma plataforma que conecta pessoas e organizações com o fim de facilitar a sua realização. O UNV Online conta com mais de 12 mil voluntários de 187 países que oferecem suas habilidades e tempo em atividades feitas à distancia.

Existe também a iniciativa Dia de Doar (28 de novembro) que visa estimular a cultura de doação de pessoas físicas e jurídicas em prol de uma causa e/ou instituição. Diversos sites de crownfunding e institucionais também facilitam a aproximação dos cidadãos para alguma causa com que se sensibilize a apoiar, assim como atividades esportivas e vendas solidárias, leilões, jantar beneficentes.

No Ceará destaco o trabalho sério das organizações CEDECA – Centro de Defesa da Criança e do Adolescente do Ceará – e Instituto Esporte Mais, em prol da promoção, defesa e controle sociais dos direitos infantojuvenis. Você pode acessar a campanha da Rede de Amigos/as do CEDECA no seu site oficial. Outro exemplo é a Campanha Somos Mobilizadores, parceria do Juntos.com e Instituto Sinergia Social de estímulo ao engajamento social voluntário em três instituições; Chama, Movimento de Saúde Mental do Bom Jardim, e Associação dos Usuários do Hospital São José.

Isabel Sousa (advogada, membro da Renap CE, Fórum DCA Ceará, associada do CEDECA Ceará e apoiadora da campanha Somos Mobilizadores)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

VEJA TAMBÉM

ONDE ESTAMOS

PARCEIROS E ARTICULAÇÕES

Scroll to top