[Jangurussu e Ancuri] Rede apresenta propostas de educação integral para região

Rede de Articulação do Jangurussu e Ancuri (Reajan) apresentará, num encontro reunindo a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Secretaria da Educação Básica do Estado do Ceará (Seduc), um projeto de educação integral para a região do Jangurussu e Ancuri. O evento acontecerá no dia 25 de setembro, às 8h30min, no salão da Igreja Nossa Senhora das Graças (Rua Maria Quintino, 650, em frente à Praça do Parque Santa Maria).

O documento, intitulado Educação integral, em tempo integral, foi construído a partir das discussões que vêm sendo realizadas pela Reajan, em articulação com a Comissão de Defesa do Direito à Educação e outros movimentos, sobre o modelo de educação que a comunidade quer para a região. O diálogo com Estado e Município em torno da questão vem sendo estabelecido desde o início do ano.  No dia 10 de abril, foi realizada uma audiência pública sobre o tema na Assembléia Legislativa do Ceará A partir disso, formou-se uma comissão mista, composta pela Comissão de Defesa do Direito à Educação, a Comissão de Educação da Assembléia Lesgislativa, a Reajan, a SME e Seduc, para discutir como efetivar uma proposta de educação integral na área. No mesmo mês, numa reunião da comissão, a Seduc apresentou como resposta o Programa Ser Jovem e a SME, o Mais educação. Após o encontro, a Reajan avaliou os programas e verificou que eles não contemplam as demandas da comunidade. A partir da discussão, foi construído o projeto.

A região do Jangurussu e Ancuri apresenta-se como estratégica para implementação do projeto por reunir fatores como a vulnerabilidade do território (a região apresenta os maiores déficits educacionais do município), a existência de recursos humanos e a disponibilidade de infra-estrutura (três novas escolas municipais foram adquiridas recentemente – localizadas nas comunidades Santa Filomena, Santa Fé e no Conjunto Palmeiras II (2 estão em fase de construção e uma foi concluída)- o que garante ao projeto boas instalações e a possibilidade da seleção dos novos profissionais  a partir de critérios que se ajustem às bases do projeto.

 Para entender melhor
O que é educação integral?

A educação integral parte do princípio de que não basta ampliar a jornada escolar diária com a proposição de atividades esportivas, de lazer, cultura ou artes, mas da necessidade de um projeto pedagógico que gere novas organizações dos tempos e dos espaços escolares, de modo a criar instâncias mais adequadas e estimulantes para alimentar os promissores diálogos entre os saberes das crianças e os dos conteúdos disciplinares. Dessa forma, o papel político da escola se consolida quando a instituição permite aos seus alunos uma apropriação dos conteúdos disciplinares, de modo que estes lhes auxiliem na compreensão do mundo, na modificação coletiva de suas vidas. Para que a escola possa cumprir um papel emancipador, é preciso que ela garanta aos estudantes, principalmente aqueles das escolas públicas, reais possibilidades de apreensão dos saberes acumulados pela humanidade.

 Contatos: Eliane Lopes (coordenação da Reajan) 9969 5881 / Márcio Alan Assessoria de Comunicação: Aline Baima (88585903)- Jornalista Mtb 1702
Érica Zaituni (estagiária)

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