Mobilizadores comunitários participam formação em direitos humanos de crianças e adolescentes

Cerca de 40 mobilizadores comunitários ligados a organizações e movimentos sociais de Fortaleza, como a Rede de Articulação Jangurussu e Ancuri (Reajan), o Movimento de Conselhos Populares (MCP), o Fórum de Educação da Praia do Futuro (Fepraf) e o Centro de Apoio às Mães de Portadores de Eficiência (Campe) iniciam, na próxima segunda-feira, 08 de setembro, na sede do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca-Ceará), uma formação em direitos humanos de crianças e adolescentes.

 

O curso, que terá carga-horária de 40 horas-aula, será realizado até o dia 22 de setembro e abordará temáticas como direito à educação e à participação, sistema sócio-educativo e violência contra criança e adolescente. A formação terminará com um momento prático vivencial, no qual os/as participantes realizarão um passeio pela cidade, tentando observá-la a partir do que foi discutido.  

 

Num contexto em que ganha mais espaço o debate contrário à garantia dos direitos humanos, ficando cada vez mais forte o debate da intolerância, do preconceito e de atitudes que violam direitos humanos, em especial os de crianças e adolescentes, o curso pretende fomentar novos olhares para a humanização e para a discussão dos papéis dos atores do Sistema de Garantia dos Direitos.

 

Essa é a terceira turma do projeto, que já realizou formações com conselheiros tutelares, com objetivo de fortalecer a atuação dos mesmos no Sistema de Garantia de Direitos; e com estudantes universitários de ciências humanas, no qual foram discutidos temas relacionados à infância e direitos como, Estado, sociedade e infância; direitos humanos; história social da infância e adolescência; Sistema de Garantia de Direitos; direito à educação; participação de crianças e adolescentes; e mídia e direitos humanos.

 

Ação estratégica do Cedeca-Ceará, o Projeto Debate Político e Formação em Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes visa à capacitação e à sensibilização de atores sociais para a defesa e proteção de crianças e adolescentes, com atenção especial para a garantia, consolidação e ampliação de direitos. As formações ainda contemplarão outros públicos, como formadores de opinião, líderes comunitários, operadores do Direito e adolescentes.

 

O projeto, financiado pelo Groupe Développement e Comissão Européia, também prevê realização de campanhas e eventos de sensibilização da opinião pública para a defesa dos direitos de crianças e adolescentes, o monitoramento de programas televisivos policiais, além da elaboração, publicação e difusão de material de informação, educação e comunicação nas áreas de direito e infância.

SERVIÇO
Projeto Debate Político e Formação em Direitos Humanos – Curso de formação com Mobilizadores Comunitários
Período: 08 a 22 de setembro de 2008
Horário: 14h às 18h.  
Local: Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca-Ceará) – Rua Deputado João Lopes, 83, Centro.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3252.4202 – 8857.0949.

Assessoria de Comunicação: Aline Baima (88585903)- Jornalista Mtb 1702
e Érica Zaituni (estagiária)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

VEJA TAMBÉM

ONDE ESTAMOS

PARCEIROS E ARTICULAÇÕES

Scroll to top