Medalha Paulo Freire: Comissão de Defesa do Direito à Educação recebe homenagem

Uma história de 11 anos de controle social da política educacional no Ceará foi premiada no dia 21 de setembro. A Comissão de Defesa do Direito à Educação recebeu na Câmara Municipal de Fortaleza a Medalha Paulo Freire, comenda criada em 1998 pela Comissão de Educação, Desporto, Cultura e Lazer para homenagear anualmente três pessoas físicas e/ou jurídicas que se destaquem no trabalho em prol da educação na Capital.

Além da Comissão de Defesa do Direito à Educação, foram agraciados este ano o Projeto Nascente e o deputado federal Chico Lopes. Os homenageados foram selecionados por um grupo de vereadores e representantes da Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual do Ceará (Uece) e movimento estudantil – União Nacional dos Estudantes (UNE) e União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes).

Durante a premiação, a importância da comissão foi reconhecida pelos parlamentares presentes. "A comissão oferece a mais relevante contribuição à educação pública, gratuita e de qualidade social em Fortaleza", salientou o presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto e Lazer da Câmara, vereador Guilherme Sampaio. "A comissão é quem mais pauta na mídia o tema educação", acrescentou o deputado estadual Artur Bruno. No momento da entrega da Medalha Paulo Freire, atuais e antigos integrantes se reuniram perante o público num ato simbólico do trabalho coletivo desempenhado pela comissão.

A Comissão de Defesa do Direito à Educação é um fórum de setores organizados da sociedade que reivindica a universalização do acesso à escola, a igualdade de condições para a permanência no espaço educacional e a qualidade do ensino, que promovam melhor aprendizagem, mais auto-estima, socialização e perspectivas para crianças e adolescentes. Um dos trabalhos de maior visibilidade da comissão é o acompanhamento das matrículas nas redes municipal e estadual de ensino.

A comissão é constituída por entidades de classe, movimentos populares, organizações não governamentais, órgãos de fiscalização, comissões parlamentares, universidades, Ministério Público, Conselho de Educação do Ceará e conselhos de direito e tutelares. Entre as instituições que integram a comissão estiveram representados na solenidade de premiação o Fórum de Educação Infantil, o Centro de Apoio a Mães de Portadores de Eficiência (Campe), o Sindicato dos Professores e Servidores no Estado do Ceará (Apeoc) e Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (Faced-UFC). O Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca-Ceará), também representado, já recebeu a condecoração, em 1999. A medalha recebe o nome de um dos maiores educadores brasileiros, Paulo Freire (1921-1997), que se destacou pelo trabalho na área da educação popular.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

VEJA TAMBÉM

ONDE ESTAMOS

PARCEIROS E ARTICULAÇÕES

Scroll to top