Cedeca realiza I Jornada de Afirmação dos Direitos de Crianças e Adolescentes

O Cedeca-Ceará realizou durante os dias 11 e 13 de novembro, em Fortaleza, a I Jornada de Afirmação dos Direitos de Crianças e Adolescentes Durante três dias, conferências, mini-cursos, oficinas e mostra de vídeo ocorreram nos espaços da Faculdade de Direito da UFC e Vila das Artes. Especialistas da área da infância e juventude fizeram parte da programação, voltada para profissionais de áreas afins, estudantes e interessados nos temas.

Entre os conferencistas presentes, estava o ex-vice-presidente do Comitê da ONU para a Infância e atual presidente da Defensa de Niños y Niñas Internacional – Secção Argentina, Norberto Liwski. Sua palestra “O Estado Brasileiro e os compromissos da Convenção Internacional dos Direitos da Criança” foi ministrada no dia 12 de novembro, no Anfiteatro Willys Santiago Guerra, da Faculdade de Direito da UFC.

O evento celebra os “15 anos do Cedeca Ceará”, ao lado dos “20 anos da Convenção Internacional dos Direitos da Criança e do Adolescente”. Além de ser um momento para a entidade reafirmar compromissos de atuação e articular uma rede de amigos que contribuam para a auto sustentabilidade do Cedeca-Ceará. Para continuar garantindo as ações em defesa dos direitos de crianças e adolescentes, será foi solicitada uma contribuição mínima de R$ 20,00 a inteira e R$ 10,00 a meia para as inscrições.

Jornada é uma realização do Cedeca-Ceará, com o apoio da Cordaid, Núcleo de Direitos Humanos da Universidade Federal do Ceará (UFC), Rádio Universitária FM, Rádio FM Assembléia, Vila das Artes, Prefeitura Municipal de Fortaleza.

Sobre o Centro de Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes (Cedeca-Ceará):

O Cedeca Ceará nasceu em 1994 a partir da mobilização de entidades da sociedade civil cearense, agências de cooperação, profissionais e movimentos sociais de defesa dos direitos da infância e juventude em Fortaleza. Desde sua origem reivindica-se como entidade de defesa de direitos humanos de crianças e adolescentes, conforme preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente, a Constituição Federal e a Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança. O Cedeca Ceará incorpora-se à concepção do Sistema de Garantia de Direitos1, procurando sintonizar sua ação, sobretudo, nos eixos de Defesa e de Controle Social. Nosso maior objetivo é uma sociedade que conjugue o desenvolvimento sustentável, a democracia real e a efetivação integral e universal dos direitos humanos.

Sobre Norberto Liwski:

Norberto Liwski foi vice-presidente do Comitê da ONU para a Infância durante o período de 2003 a 2007. Atualmente é presidente da Defensa de Niños y Niñas Internacional – Secção Argentina, organização não-governamental com status consultivo para as Nações Unidas. Médico pediatra, é professor associado da Cátedra de Direitos Humanos da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Buenos Aires. O professor titular dessa mesma cátedra é o Prêmio Nobel da Paz, Adolfo Pérez Esquivel.

Liwski é ainda presidente do Comitê para a Defesa da Saúde, Ética Profissional e dos Direitos Humanos (Codesedh), associação sem fins lucrativos para o bem público nacional da Argentina. Em 2009, assumiu como diretor do Observatório Social Legislativo de la Honorable Cámara de Diputados de la Provincia de Buenos Aires. É consultor especializado do escritório regional para a América Latina e Caribe do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, e também consultor especializado do Centro de Investigação Innocenti do UNICEF; ex-subsecretário de Infância, Família e Desenvolvimento Humano da Província de Buenos Aires; ex-especialista sênior da Organização dos Estados Americanos (OEA), entre outras atividades.
 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

VEJA TAMBÉM

ONDE ESTAMOS

PARCEIROS E ARTICULAÇÕES

Scroll to top