Movimento Escambo acontece em Fortaleza

Nos dias 15 a 18 de julho de 2010 acontece o XXVI Encontro do Movimento Popular Escambo Livre de Rua, em Fortaleza.

O Movimento Popular Escambo Livre de Rua existe e resiste, desde 1991, provocando grandes manifestações artísticas, culturais e de cidadania em pequenas cidades do Rio Grande do Norte e Ceará, comunidades rurais (sítios e assentamentos) e nas periferias de grandes cidades como Natal e Fortaleza.

Formado por grupos de artistas e atuadores ou ativistas, da cultura popular livre de rua, o Movimento Escambo tem esse nome por afirmar a atitude de cooperação, movimento de troca de saberes e fazeres com arte, educação e cidadania.

Na programação, as atividades envolvem intervenções com grafite, teatro de rua, dança, teatro de boneco, poesia, música e percussão, bem como oficinas, rodas de conversação, exibições de vídeos, entre outras formas de conhecer e viver em comunidade.

Todas as atividades vão acontecer na cidade de Fortaleza, sendo escolhido como local de encontro o bairro Planalto Pici, por toda a história de luta e organização, a partir de ocupações. O bairro é formado por pequenas comunidades que somam, aproximadamente, 43 mil moradores. Lá vivem e atuam diversos grupos de artistas e ativistas que afirmam “o povo daqui adora uma roda de rua, vai ser bom encher as ruelas do Pici com cortejos, apresentações de teatros, exibições, grafites, oficinas e reflexões”.

O ponto de encontro, no bairro, será a Escola Adroaldo Teixeira Castelo, Rua Alagoas, 2267. Também serão organizadas atividades do Escambo nos bairros Jangurussu, Serrinha e Bom Jardim.

Estão sendo esperados mais de 400 artistas e ativistas ou atuadores das mais diversas cidades do Rio Grande do Norte e do Ceará, assim como integrantes da Rede de Teatro de Rua do Recife e Rio Grande do Sul.

Confira no site www.escambo.cjb.net os detalhes da programação e das histórias dos grupos que há 26 anos constroem o Movimento Popular Escambo Livre de Rua.

Contato:
Email: escambodefortaleza@gmail.com
Telefones:
085 – 8644 8863 – Micinete
085 – 8815 3179 – José
085 – 8727 0003 – Mac

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

VEJA TAMBÉM

ONDE ESTAMOS

PARCEIROS E ARTICULAÇÕES

Scroll to top