Câmara Municipal de Fortaleza homenageia os 29 anos do CEDECA Ceará

Open post

Uma sessão solene na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) celebrou os 29 anos do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente do Ceará (CEDECA Ceará), homenagem proposta pela vereadora Adriana Gerônimo (PSOL), da mandata coletiva Nossa Cara, que presidiu a sessão. Também integram a mandata coletiva Lila Salu e Louise Santana.

“O CEDECA tem atuado na pauta da educação, do acesso à creche, da expansão dos berçários públicos da nossa Cidade. Atuam também na pauta da defesa dos adolescentes em medidas socioeducativas, sobretudo na defesa das garantias dos direitos humanos, no que tem referência com as crianças e os adolescentes. É momento de reconhecer esse trabalho que é fundamental, inclusive, para as políticas públicas que a gente construiu até hoje e, também, do controle orçamentário”, ressaltou a parlamentar.

A coordenadora adjunta do CEDECA Ceará, Marina Araújo, lembrou do momento histórico no Brasil em que o CEDECA Ceará foi criado e enfatizou o compromisso da instituição com a luta pela garantia dos direitos humanos. “O CEDECA é uma inovação democrática. Ele surge, sobretudo, com o Estatuto da Criança e do Adolescente e a gente tem orgulho dizer isso. O CEDECA até hoje, tem que atuar na luta e no enfrentamento aos homicídios, sobretudo, da juventude negra, da periferia. A gente acredita também, que juntos e juntas, em movimento, a gente deve lutar pela educação pública de qualidade. Atua, ainda com grupos organizados, pelo acesso à justiça e por direitos de quem está privado de liberdade. A gente quer territórios com orçamento adequado, com políticas sociais e direitos garantidos”, disse.

Na sessão também foram homenageados o Fórum DCA, Fórum Popular de Segurança Pública, o coletivo Mães e Familiares do Curió, o coletivo Vozes de Mães e Familiares do Socioeducativo e Prisional, a Associação Santo Dias, o Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza (CDVHS), os coletivos de jovens Alium Resistência, Meraki do Gueto e Raízes do Bom Jardim.

Foto Mateus Dantas / CMFor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

VEJA TAMBÉM

ONDE ESTAMOS

PARCEIROS E ARTICULAÇÕES

Scroll to top